próximo

Igreja de São Sebastião do Morro do Castelo ​

🏗️Obras e imagens

A Igreja de São Sebastião do Morro do Castelo teve sua construção original em 1568, pelo então governador Salvador Correia de Sá, sendo elevada à matriz da cidade do Rio de Janeiro em 1569.
Suas obras foram suspensas em 1572 quando o mandato de Salvador Correia de Sá chegou ao fim. Retornando ao governo, Salvador de Sá retoma as obras em 1578 e as conclui em 1583. No mesmo ano, o túmulo de Estácio de Sá, fundador da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, foi transferido para a Igreja.

No ano de 1842 e novamente em 1861 foram realizadas obras de reforma pelos padres Capuchinhos, que agora eram responsáveis pela Igreja. Dentre essas obras temos a construção de uma gruta de Nossa Senhora de Lourdes.

Em 1922, a Igreja de São Sebastião do Morro do Castelo é arrasada junto à demolição do Morro do Castelo. Com a ajuda de arrecadações, os Frades Capuchinhos reconstruíram a Basílica de São Sebastião na Tijuca, inaugurada em 15 de agosto de 1931.

O túmulo de Estácio de Sá foi transferido junto com o Altar-mor e o Marco da Fundação da Cidade para a nova Igreja na Tijuca, onde se encontram até hoje.

Em visita ao Arquivo Central do IPHAN, o Passagens encontrou imagens de autoria do fotógrafo Augusto Malta que registram o interior da Igreja.

blank

Newsletter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *