Nos dias 11 e 18 de novembro, o grupo Passagens (UFRJ) recebe a antropóloga Andrea Roca (@arocave) para dois encontros.
O encontro do dia 11 será uma palestra sobre o tema
“Iconoclasmo anticlerical na revolta chilena: uma análise antropológica da desfiguração de igrejas católicas nos protestos 2019-2020”
Durante o chamado estallido social (2019–2020), o Chile viveu um intenso ciclo de iconoclastia anticlerial, o maior de sua história e dos mais significativos da América Latina.
Cinco anos depois desse acontecimento, atores religiosos e seculares debatem sobre os significados estéticos, afetivos e técnicos que se entrelaçam na definição dos espaços religiosos e patrimoniais, assim como as suas diferentes possibilidades de restauração.
com base em uma pesquisa etnográfica realizada entre 2023 e 2024, Andrea Roca discute como esses gestos de desfiguração se relacionam com debates sobre o sagrado, o patrimônio e a reconstrução.
O encontro de 18 de novembro será um Workshop fechado para o grupo, de título “Arruinação”.
O intuito é que esta seja uma atividade de troca e discussão entre a pesquisadora e o grupo, voltada a explorar as mediações entre materialidades, religiosidade e processos de arruinação. Os objetivos são mapear às estratégias metodológicas e os enfoques teórico-conceptuais que circulam nas pesquisas do grupo, identificar possívels interlocuções com trabalhos no Chile e planejar uma proposta de dossier para revista acadêmica.