próximo

Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)

Na semana passada, as equipes do Passagens e do Urbano se encontraram na Rua General Bruce, em São Cristóvão, para visitar o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Desde a década de 1980, o órgão desenvolve atividades de pesquisa e divulgação científica sob a guarda do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Quem circula pela sua sede, um estonteante complexo de prédios, pessoas e máquinas, entende o que motivou seu tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1986.

Mas as preciosidades do MAST não se concentram apenas sobre a superfície. No subsolo, sua equipe se dedica à captação, restauração e preservação de uma série de coleções arquivísticas que atravessam a história da ciência e da tecnologia no país — como, por exemplo, as coleções do Observatório Nacional, da Associação Brasileira de Astronomia e de dezenas de cientistas de destaque. Tivemos o privilégio de aprender sobre os documentos e procedimentos do arquivo do MAST tendo um de seus guardiões, Everaldo Pereira Frade, como guia.

Depois, fomos apresentados à sua biblioteca: um espaço amplo e receptivo, populado por um acervo de livros, periódicos e arquivos especializados em temas como a ciência e o patrimônio. Como os demais espaço do órgão, é aberta ao público e pode ser acessada gratuitamente das terças-feiras aos domingos. O Passagens e o Urbano agradecem ao seu Everaldo e aos demais membros da equipe do MAST pela recepção tão calorosa e estimula que todos prestem suas próprias visitas assim que puderem! 👣
blank blank

Newsletter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *